Apesar da quantidade de estudos publicados sobre empreendedorismo, uma de suas modalidades, empreendedorismo social, ainda não ganhou devido destaque, apresentando pouquíssimas publicações no Brasil. Atendendo a essa demanda, o objetivo exposto no presente artigo é descobrir se a taxa de atividade do empreendedorismo social SEA – Social Entrepreneurship Activity reflete os indicadores da atividade empreendedora nacional. Foram realizadas 4.000 entrevistas em domicílios nacionais, nas quais o estabelecimento da amostra foi probabilístico, com nível de confiança de 95 e erro amostral de 1,04, refletindo todas as regiões geográficas do país e a composição da população em termos de gênero, idade, renda e escolaridade. Na análise estatística dos dados, utilizou-se o teste χ² Qui-quadrado e o teste-T para verificar o relacionamento entre as diversas variáveis. Verificou-se que o empreendedorismo convencional repercute na atividade empreendedora social em relação aos aspectos demográficos, como gênero, grau de instrução e renda. Além disso, a atividade empreendedora social é maior entre indivíduos que são empreendedores – principalmente entre empreendedores por oportunidade – do que aqueles que não são. Portanto, a criação de empreendimentos de caráter social reflete a atividade empreendedora nacional.
Edição 57
Vol. 13 No. 3, Set - Dez de 2007
http://read.adm.ufrgs.br
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
EXPLORANDO AS RELAÇÕES DO EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL
Postado por
angela falcao
às
11:17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário